Introdução ao equilíbrio cerebral - Alphalearning Brasil - Neurofeedback, Treinamento Cerebral e aprendizado

Ir para o conteúdo

Menu principal:

 


Introdução ao equilíbrio cerebral

O objetivo das religiões, artes marciais e curandeiros, ao menos pelos últimos 5.400 anos, tem sido equilibrar os hemisférios cerebrais. A crença era a de que cérebro, corpo, mente e emoções estavam todos interconectados e que equilibrando qualquer um deles todos os outros se tornariam mais equilibrados.


Várias técnicas (alguns livros contam mais de 100) foram desenvolvidas e ensinadas ao longo dos anos. Tai Chi é um exemplo clássico de concentração no equilíbrio do corpo para se alcançar uma harmonia física e mental.

Com o uso do Brainwave I um novo estudante de Tai Chi pode alcançar o progresso de 3 meses em três dias. O Aikido é outro exemplo de conjugação de habilidades físicas com intenções mentais. O objetivo principal também é o equilíbrio, inicialmente físico, levando à estabilidade mental e emocional.

Outras técnicas têm sido desenvolvidas, como os mantras (repetição de um som), ou uma mistura de cores (como na Mandala, estacionária ou em movimento). Variações destas técnicas básicas são utilizadas por todo o mundo, usualmente com costumes e crenças religiosas locais

No entanto, o conceito de um cérebro equilibrado com o corpo se influenciando mutuamente tem pelo menos 5.000 anos de idade. Através dos séculos, milhares de "novas idéias" têm sido tentadas - com um nível de sucesso bastante variável. Um livro Indiano lista 108 caminhos. As freiras de Wisconsin usaram de 10 a 15 variações. Com tal variedade para escolher, qualquer um pode optar pela técnica de sua preferência. Dos desgastantes (e altamente eficientes) Aikido e Tai Chi às meditações passivas através de mantras, todos eles funcionam.

Todos guiam a conexão cérebro/corpo no caminho do equilíbrio e estabilidade. Assim, por milhares de anos, os benefícios dos exercícios para um cérebro equilibrado têm sido evidentes.


As questóes no entanto eram:

•  Como as técnicas funcionavam ?
•  Por que as técnicas funcionavam ?
•  Qual era a teoria ?
•  O que estava realmente acontecendo ?


Ninguém sabia.

Em 1992 o Alphalearning Institute começou experimentos com um novo tipo de EEG (equipamento de eletroencefalograma), dezenas de milhares de vezes mais sensível que os não-amplificados. O sistema estava apto a testar o equilíbrio (grau de cooperação) entre os hemisférios esquerdo e direito do cérebro enquanto a pessoa realizava varias tarefas físicas e mentais. Um experimento foi iniciado com mais de 100 executivos seniores de grandes corporações européias, pessoas de comprovado sucesso, para ver qual era, se é que havia, a diferença entre as funções de seus EEGs. O teste foi até o fim com 147 pessoas.

A evidência foi absolutamente clara: quanto mais equilibrado o cérebro, de maior proeminência o executivo - em todos os sentidos. Alto executivo, maior responsabilidade, funcionários comprometidos... todos os sinais de sucesso e todos com cérebros mais equilibrados. Havia uma teoria desde de 1976 do Prof. Mintzberg (de Harvard) que a diferença dos hemisférios esquerdo-direito era válida.

O estudo do Alphalearning Institute provou esta teoria além de qualquer discussão. Os advogados tinham de fato uma predominância cerebral esquerda e os diretores de pesquisa, definitivamente, predominância direita. Os CEOs, ambas.

Após este estudo, o Alphalearning Institute testou o EEG em atletas; iniciantes, nível intermediário e profissionais.. O mesmo resultado, o mais equilibrado (cérebro e corpo) enquanto realizava as tarefas, era o melhor no seu esporte.

Até mesmo a linguagem comum contempla esses resultados, "ele realmente é um sujeito desequilibrado", "aqui está uma pessoa equilibrada".

Outra evidência apareceu quando em 1994 a revista Scientific American publicou as primeiras fotos coloridas de atividade cerebral. Agora era evidente onde o pensamente cerebral estava ocorrendo. Os melhores pesquisadores no campo acreditavam que a ciência ocidental poderia usar as técnicas orientais de introspecção e meditação para aprofundar o seu entendimento de como o cérebro funciona e para oferecer uma ajuda prática para pessoas aflitas. Em seguida as práticas Tibetanas foram validadas quando a ciência finalmente desenvolveu tecnologia sofisticada o suficiente para testá-las.

O Alphalearning Institute finalmente desenvolveu e testou este sistema ancestral e confirmou a sua efetividade, ainda que muito lenta. Muitos anos - mesmo décadas para dominar o equilíbrio. Um caminho mais rápido era necessário. Empresários e executivos de grandes corporações não desejavam se sentar numa pedra e entoar mantras por 15 a 20 anos, muito menos 3 a 4 horas de suor no Aikido por 4 anos - tudo isso antes de qualquer resultado prático.

Eles desejavam uma solução de ponta e rapidamente efetiva. 5 Milhões de dólares e 3 anos depois, o Alphalearning Institute finalizou o sistema - Brainwave I. Uma combinação de EEG e de um sistema óptico-acústico de condicionamento cerebral para treinar o equilíbrio e alcançar os resultados em 30 a 35 horas.

O cliente também recebe como um benefício extra, o domínio das ondas Alpha e Theta, habilidades melhoradas de leitura e memória, etc. ainda que o objetivo seja o equilíbrio do cérebro. Isto agora é possível em dias e não em décadas. Não há diferença no resultado, apenas no tempo necessário para obtê-lo.


 
 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal