Desempenho Acadêmico com Neurofeedback e Treinamento Cerebral - Alphalearning Brasil - Neurofeedback, Treinamento Cerebral e aprendizado

Ir para o conteúdo

Menu principal:

 


Aprendizado Rápido e Desempenho Acadêmico

Conheça melhor o tema do Aprendizado Rápido e Desempenho Acadêmico através do trecho do livro "Como passar nos exames", de Dominic O’Brien, Campeão Mundial de Memorização e formado no curso "Saber Aprender" do Alphalearning.


 
 

"Como passar nos exames"

por Dominic O’Brien (Campeão mundial de memorização)
Formado no curso Saber Aprender do Alphalearning Institute

Copyright 1995 Dominic O’Brien

Primeira publicação em 1995 pela HEADLINE BOOK PUBLISHING


O impressionante trabalho do Alphalearning Institute


As implicações da tecnologia que foi desenvolvida pelo Alphalearning Institute na Suíça é tremenda.

Eu acredito que este trabalho seja o maior avanço na evolução da inteligência humana. Também prevejo que na próxima virada de século toda escola e universidade do mundo desenvolvido terá acesso a esta tecnologia e que ela será pré-requisito para qualquer atividade profissional."

O Passageiro do futuro

Qualquer um que tenha acreditado que o filme O Passageiro do Futuro era pura fantasia de ficção científica deve ficar atento. Nele, um jovem homem com dificuldades de aprendizado se torna objeto de um experimento para aumentar a inteligência pelo uso de uma máquina de realidade virtual. A tecnologia é tão eficaz que este homem, cujo único talento anterior era cortar grama, se torna tão inteligente que se torna virtualmente um Semi-Deus, infligindo uma destruição mundial.

Enquanto os cinéfilos assistiam à première deste filme, pesquisadores do Alphalearning Institute já estava dando os últimos retoques no Brainwave I, uma Mind Machine. Ela consiste de uma caixa conectada a um PC que emite pulsos de luzes e sons através de LEDs e fones de ouvido. Também faz parte do sistema um aparelho especial de eletroencefalograma para ler as ondas cerebrais. Através de um programa especial de computador, o cérebro é ajustado para um estado de profundo relaxamento requerido para o estudo.

Os resultados coletados de mais de 500 participantes são surpreendentes:

1. A velocidade de leitura é aumentada em 300% - em qualquer assunto
2.
Melhora da memória em 300% - excelente para aprendizado de novos idiomas
3.
Redução do stress e pressão sanguínea
4.
Aumento de QI de 10% a 30%
5.
Dois graus de melhora nos exames acadêmicos - de "C" para "A"


O Instituto oferece um curso de treinamento cerebral que ensina aos estudantes como ajustar o seu cérebro para os estados Alpha e Theta, as frequências ideais para o aprendizado.

Normalmente, alcançar uma frequência Alpha de 9 Hz requer de 2 a 5 anos de experiência adequada de meditação. Chegar aos 7 Hz leva algo como 20 anos de prática. No entanto, através do Brainwave, um estudante pode alcançar os 9 Hz ou menos em apenas 12 minutos e 7 Hz dentro de 5 a 10 horas. Como o Alphalearning Institute coloca, "Você não precisa mais ficar de cabelos compridos, vestir um traje de monge, sentar-se numa pedra ou contratar um guru". O mais notável é que cada um dos formados neste curso retém, e na maioria dos casos aperfeiçoa, seu controle cerebral quando testado um ano depois.

O Brainwave tem sido descrito como o maior avanço em termos de equipamento de prática e treinamento para o cérebro, sendo apontado por alguns como "neurocirurgia com luzes e sons". Mas esta invenção não surgiu do dia para a noite. Ela é o resultado de 19 anos de pesquisa e 5 milhões de dólares de investimento para descobrir que as pessoas poderiam ser treinadas para controlar suas próprias ondas cerebrais, mais outros 4 anos para aperfeiçoar o software de treinamento ao ponto em que as pessoas pudessem alcançar este controle rapidamente.

Sem considerar os benefícios óbvios que esta tecnologia oferece numa maior habilidade de aprendizado, um aspecto que não foi previsto foi o dramático efeito que ele apresentou num sem número de vítimas de danos cerebrais. Ainda que seja prematuro sugerir que o Brainwave é uma paneceia universal, há impressionantes evidências de reversões de danos cerebrais antes considerados irreversíveis. Considere-se o caso de Sofie
por exemplo. Ela tinha o lado esquerdo do corpo paralisado e o braço esquerdo convulsivo desde o segundo dia de vida devido a um colapso do pulmão e perda de oxigênio no hemisfério cerebral direito. Estava confinada numa cadeira de rodas há 16 anos. Seu pai havia ouvido sobre Pyotr e quis tentar o Brainwave I com Sofie.

Depois da primeira sessão de 12 minutos as convulsões no braço esquerdo estavam totalmente sob controle. Dentro de um mês, ela conseguia sair e voltar da cadeira de rodas sozinha. Pela primeira vez em 16 anos ela pôde ir ao banheiro sem ajuda.

Após um ano, efeitos colaterais benéficos ainda são sentidos e ela está fazendo progressos. Incrivelmente suas forças física e mental continuavam a se desenvolver: o seu QI de 85 passou para 135.

 
 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal