Estudo Duplo-Cego sobre dislexia - Alphalearning Brasil - Neurofeedback, Treinamento Cerebral e aprendizado

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Atuação > Dislexia
 
Alphalearning International - English version

SINTOMAS OBSERVÁVEIS DA DISLEXIA
PODEM SER PERMANENTEMENTE CURADOS

 
 

ESTUDO SOBRE DISLEXIA
Duplo-cego – 20 pessoas
novembro de 2003

O SISTEMA ALPHALEARNING
Uma abordagem empírica

 

INTRODUÇÃO
Muitos equipamentos atualmente comercializados se propõem equilibrar os hemisférios cerebrais, enquanto simultaneamente os levam para os estados Alpha-Theta. Eles alcançam tais estados através da estimulação óptico-acústica do córtex cerebral, através de equipamentos de qualquer tipo que emitam luzes e sons e que são comumente conhecidos por brainmachines ou mind machines. Por outro lado, com a tecnologia Alphalearning - BRAINWAVE I - é o único equipamento que é tido como facilitador e causador de uma sincronia permanente por todo o cérebro através da estimulação óptico-acústica, assim representando um grande salto em tratamento eficaz e não invasivo para vários tipos de desordem - onde é cientificamente provado o seu relacionamento com um desequilíbrio das atividades elétricas dos hemisférios cerebrais - como a dislexia.

O ponto principal, claro, é se essa inovação realiza o que promete. Isto é, a tecnologia e técnicas ALPHALEARNING, como o seu nome sugere, aumenta tai aspectos do funcionamento cerebral, como equilíbrio entre os hemisférios, coordenação cérebro-olhos, sentimento de alerta, clareza mental e aumento na velocidade de leitura? E, se sim, estas funções melhoram em maior extensão do que seriam utilizando qualquer outro tipo de equipamento de estimulação óptico-acústica e as técnicas associadas?


OBJETIVOS
O presente estudo foi elaborado para determinar se os sintomas observáveis da DISLEXIA poderiam ou não ser mudados e mantidos, considerando os seguintes aspectos:

  • Equilíbrio e coerência entre os hemisférios cerebrais;

  • Habilidade de causar mudanças nas ondas cerebrais, necessárias para diferentes tipos de atividades cerebrais - 3 a 7 Hz para memorizar, 7 a 10 Hz para a leitura, 10 a 14 para o pensamento lógico;

  • Habilidade para aumentar e manter a velocidade de leitura num nível alto, necessário para um aprendizado normal através da leitura

  • A extensão na qual o sistema ALPHALEARNING é mais efetivo que a utilização de um sistema "placebo";

  • As dimensões psicológicas que o sistema ALPHALEARNING altera;

  • O efeito destas dimensões na personalidade com um todo da pessoa que usa a metodologia ALPHALEARNING;

  • O padrão de resposta consciente ao programa ALHALEARNING comparado ao programa placebo.


Estes objetivos foram estudados através de um experimento empírico "duplo-cego" no qual pessoas disléxicas acreditavam estar avaliando um novo "programa de relaxamento e concentração". No entanto, metade deles usou a tecnologia ALPHALEARNING de estimulação óptico-acústica durante 10 dias, divididos em dois períodos de 5 dias por semana (o "Grupo Experimental") enquanto a outra metade ("Grupo de Controle") usou um programa de estimulação óptico-acústica "placebo", idêntico em todos os aspectos exceto pela ausência da tecnologia ALPHALEARNING - comprimento de onda precisamente em 610 nanoAngstrons no equipamento óptico sincronizado com um som em perfeita afinação, fase e frequência. Os detalhes destes métodos estão descritos na seção abaixo:


MÉTODOS
Esta seção discute::

  • Amostragem;

  • Medidas psicológicas;

  • Medidas de velocidade de leitura;

  • Medidas de EEG;

  • Análise dos dados usados no estudo.



Amostra

Este estudo foi realizado com um total de 20 pessoas diagnosticadas pelos profissionais competentes como disléxicos, divididos em dois grupos de 10 participantes. O grupo 1 ("Grupo Experimental") usou TECNOLOGIA ALPHALEARNING, enquanto o grupo 2 ("Grupo de Controle") usou um programa "placebo", idêntico em todos os aspectos com exceção da tecnologia ALPHALEARNING, durante o mesmo período e sob as mesmas condições (Todos os "pacientes" compareceram a 10 sessões de duas horas cada, por cinco dias consecutivos por semana, durante duas semanas consecutivas). Assim, qualquer diferença entre os grupos ALPHALEARNING e PLACEBO seria primariamente causada pela tecnologia de equilíbrio entre os hemisférios cerebrais presente no primeiro grupo mas ausente no segundo.

Características Demográficas da Amostra

A tabela 1 distribui os participantes pelas suas características demográficas, considerando gênero, grau de educação, ocupação e preferência religiosa. Significativamente, para os objetivos deste estudo, a grande maioria eram de estudantes nos quais concentração e aprendizado tinham grande importância no cotidiano. Além disso, essas características, para a maior parte, estão igualmente representadas nos grupos ALPHALEARNING e PLACEBO, uma vez mais sugerindo que qualquer diferença entre eles, depois de receberem os seus "programas de relaxamento e concentração", apenas poderia ser devida à TECNOLOGIA ALPHALEARNING de equilíbrio dos hemisférios presente em um grupo mas não em outro.

Tabela 1
Características demográficas da amostra

 
 
 

Total

Alphalearning

Placebo

 

N = 20

N = 10

N = 10

Gênero

Masculino

55%

60%

50%

Feminino

45%

40%

50%

 

Educação

Ensino fundamental

45%

50%

40%

Ensino médio

35%

30%

40%

Ensino Superior

20%

20%

20%

 

Ocupação

Estudante

70%

70%

70%

Empregado

15%

20%

10%

Profissional

15%

10%

20%

 

Preferência Religiosa

Espiritualista

35%

30%

40%

Protestante

25%

20%

30%

Católico

40%

50%

30%

 
 

Medidas Psicológicas
Uma característica significante deste estudo é a sua medida da estrutura da personalidade dos participantes nos grupos ALPHALEARNING e PLACEBO, tanto antes quanto após eles praticarem seus "programas de relaxamento e concentração" por 10 dias. Esta medida nos permite determinar se alguma característica psicológica foi afetada pela tecnologia ALPHALEARNING numa extensão maior que o grupo de controle.


Medidas da personalidade
Participantes em ambos os grupos completaram um teste padrão psicológico antes e após completarem os seus programas. Este teste, "16PF", foi desenvolvido pelo renomado psicólogo, Dr. Raymond B. Cattell, e seus colegas do "Instituto Para Avaliações de Personalidade e Aptidão" (Institute for Personality and Ability Testing) em Champaign, Illinois (USA). Pelos últimos 40 anos este teste tem sido o preferido em estudos sobre as funções da personalidade normal. Neste aspecto, ele tem várias vantagens. Primeiro, ele foi desenvolvido cientificamente e não intuitivamente; ele também apresenta formas diferentes mas paralelas, permitindo resultados não contaminados das medidas "antes" e "depois" como neste estudo; adicionalmente ele avalia um amplo espectro das dimensões da personalidade, incluindo INTELIGÊNCIA, que poderá ou não ser relacionada à tecnologia ALPHALEARNING; e finalmente, uma vasta literatura sobre o "16PF" dos últimos 40 anos tem permitido o desenvolvimento de programas computacionais para a análise matemática dos seus resultados, aspecto de significado que se tornará claro durante este estudo.


As dimensões da personalidade medidas pelo 16PF são as seguintes (com os seus nomes originais em inglês):

- Empatia - Warmth
- Inteligência - Intelligence
- Estabilidade Emocional - Emotional Stability
- Domínio - Dominance
- Impulsividade - Impulsivity
- Consciência - Conscientiousness
- Ousadia - Boldness
- Sensibilidade - Sensitivity
- Ceticismo - Skepticism
- Criatividade - Creativity
- Atenção - Awareness
- Insegurança - Insecurity
- Liberalidade - Liberality
- Auto-suficiência - Self-Sufficiency
- Auto-disciplina - Self-Discipline
- Tensão - Tension

Neste ponto, é importante notar que qualquer ou todos os significados destas dimensões podem ser o "fator crítico" relacionado ao impacto da TECNOLOGIA ALPHALEARNING junto aos seus usuários.


Relatório Diário do Programa
Adicionalmente ao 16PF anterior e posterior à aplicação do "programa de relaxamento e concentração", os participantes de ambos os grupos, ALPHALEARNING e PLACEBO, preenchiam o mesmo "Relatório diário do programa" a cada um dos 10 dias da sua participação no estudo. Para cada dia, este relatório avaliava os participantes em:

- Reação ao programa naquela ocasião.
- Reação ao programa comparado com o dia anterior.

   Então, este relatório mediria as reações conscientes aos programas ALPHALEARNING e PLACEBO enquanto o teste 16PF mediria a influência inconsciente, se houvesse, da personalidade dos participantes.


Medidas da Velocidade de Leitura
Medidas da velocidade de leitura realizadas através de leitura cronometrada de um grupo de parágrafos foram conduzidos nos participantes de ambos os grupos - ALPHALEARNING e PLACEBO - antes e depois deste estudo para determinar a velocidade real de leitura assim como o grau de melhora, se ele acontecesse. A tabela 3 exibe os resultados na velocidade de leitura discutido no item "Descobertas" deste estudo.

Leituras de EEG (eletroencefalograma)
A monitoração por EEG foi feita em todos os participantes de ambos os grupos, ALPHALEARNING e PLACEBO, utilizando o equipamento Brainwave I, com a finalidade de conferir os parâmetros do cérebro de todos os participantes e oferecer o estímulo óptico-acústico adequado para o equilíbrio e controle assim como para manter um registro do progresso de cada participante durante o programa. Esta parte do estudo segue o procedimento abaixo:

1. Um EEG é gravado através de 4 pequenos eletrodos ligados ao paciente com adesivos facilmente removíveis para verificar a atividade cerebral no computador. Então a gravação é avaliada para determinar as áreas fracas e fortes do cérebro.
2. O estímulo óptico-acústico é ajustado para gerar certas frequências para sincronizar as 4 maiores seções do cérebro. O programa preciso usado é baseado no resultado do primeiro EEG.
3. Exercícios de Biofeedback são executados permitindo ao participante ouvir e ver suas frequências cerebrais e equilíbrio entre os hemisférios.
4. Um segundo EEG é gravado para comparação com o primeiro para medir o efeito e os resultados da primeira sessão. Este EEG é usado para determinar o ajuste do estímulo óptico-acústico de treinamento para a próxima sessão.


A sequência acima foi realizada de acordo com um teste padrão de EEG de 4 minutos, produzido pelo Instituto Alphalearning para conferir as seguintes funções:

1. Capacidade de ouvir novas informações e aprender
2. Capacidade de relaxar
3. Capacidade de ler e aprender
4. Capacidade de memorizar o que foi lido
5. Capacidade de lembrar-se de informações do passado
6. Capacidade de usar julgamento lógico e tomar decisões adequadas


Assim, em apenas 4minutos, 6 funções são examinadas em ambos os hemisférios, direito e esquerdo = 12 pontos de dados x frequência e amplitude = 24 maneiras de avaliar o EEG para a escolha do estímulo óptico-acústico que proporcionará o equilíbrio entre os hemisférios. O resultado dos EEGs deste estudo estão discutidos no item "Descobertas" e os gráficos estão disponíveis no Apêndice A, através deste link.


DESCOBERTAS
As descobertas estatísticas deste estudo estão apresentadas em três grupos:

1) Análise de componentes individuais,
2) Análise de perfil, e
3) Análise do relatório diário. O significado destas análises se tornarão claras quando as discutirmos dentro de cada grupo.



Análise de Componentes Individuais
A tabela 2 exibe a pontuação média no teste 16PF antes e depois dos programas ALPHALEARNING e PLACEBO. Estas diferenças foram analisadas para determinar a sua relevância estatística. Resumidamente, "significância estatística" no contexto desta pesquisa, significa que a diferença entre duas pontuações médias do teste 16PF é GRANDE e ESTÁVEL o suficiente para ocorrer apenas por acaso em no máximo 5 casos em cada 100 - ou seja, um "nível de confiança de .05" universalmente aceito como "significante" na maioria das pesquisas psicológicas. Estas diferenças podem ser sintetizadas como abaixo:


MUDANÇAS ESTATISTICAMENTE SIGNIFICANTES

 
 

Grupo Alphalearning

Grupo Placebo

Inteligência

Estabilidade Emocional

Atenção

Auto-disciplina

Auto-disciplina

 
 


Tabela 2

Impacto Psicológico dos Programas Alphalearning e Placebo

Pontuação média no teste 16 PF
Grupo Alphalearning (N=10)

 
 
 

Grupo Alphalearning

Grupo Placebo

 

Antes

Depois

Dif.

Antes

Depois

Dif.

Empatia

3,5

3,9

+0,4

4,4

4,9

+0,5

Inteligência

6,7

7,9

+1,2*

6,3

5,8

-0,5

Estab. Emocional

5,8

6,9

+1,1*

6,2

6,3

+0,1

Domínio

5,9

6,0

+0,1

6,0

6,0

--

Entusiasmo

4,0

4,7

+0,7

4,5

4,4

-0,1

Sensatez

4,8

5,5

+0,7

5,2

4,8

-0,4

Ousadia

5,4

5,5

+0,1

6,0

6,5

+0,5

Sensibilidade

6,3

6,7

+0,4

6,6

6,2

-0,4

Ceticismo

5,4

5,6

+0,2

5,0

5,3

+0,3

Criatividade

6,8

7,5

+0,7

6,2

7,1

+0,9

Atenção

4,8

5,8

+1,0*

5,2

5,3

+0,1

Insegurança

5,5

5,6

+0,1

4,9

5,5

+0,6

Liberalidade

5,4

6,2

+0,8

6,0

6,4

+0,4

Auto-Suficiência

7,8

8,4

+0,6

6,5

6,8

+0,3

Auto-Disciplina

4,8

5,8

+1,0*

5,0

6,2

+1,2*

Tensão

5,3

5,7

+0,4

5,3

5,5

+0,2

 
 

*Obs.: Esta diferença é estatisticamente significante a partir do nível de .05 previamente descrito. O fato de que a AUTO-DISCIPLINA aumenta em ambos os grupos (e assim, cancelam um ao outro) não é uma surpresa já que a própria participação num programa de 5 dias por duas semanas em si só pode aumentar esta dimensão.

Por outro lado, não há mudanças significantes no grupo PLACEBO, já que INTELIGÊNCIA, ESTABILIDADE EMOCIONAL e ATENÇÃO aumentaram definitivamente entre os participantes do grupo ALPHALEARNING.

Estas descobertas sugerem fortemente que a tecnologia ALPHALEARNING realiza o que diz realizar: ou seja, oferece ao cérebro equilíbrio e controle, funciona e melhora o desempenho cerebral.

Além disso, o programa PLACEBO - idêntico ao ALPHALEARNING em cada aspecto exceto pela sua tecnologia - não tem efeito em seus usuários e, de fato, tem um efeito mínimo, se realmente o tem.

Considerações estatísticas sobre a velocidade de leitura


Tabela 3
Impacto dos programas Alphalearning e Placebo na velocidade de leitura dos participantes

 
 

Participantes

Antes

Depois

Grau de melhora

 

Grupo Alphalearning

P1

138

1053

663%

P2

109

1181

983%

P3

45

940

1980%

P4

52

860

1553%

P5

54

460

751%

P6

80

770

862%

P7

163

985

504%

P8

135

890

559%

P9

122

740

506%

P10

50

224

348%

 

Grupo Placebo

P1

108

115

6,48%

P2

140

152

8,57%

P3

95

97

2,10%

P4

72

80

11,11%

P5

68

70

4,41%

P6

44

48

9,09%

P7

56

53

-5,36%*

P8

46

38

-17,40%*

P9

110

115

4,54%

P10

96

102

6,25%

 
 

Os números (tabela 3) não deixam dúvida sobre a eficácia do programa ALPHALEARNING em todos os participantes deste estudo, evidenciando a amplitude do grau de melhora de 348% a 1980% - um resultado real para qualquer disléxico.

Por outro lado, os demais participantes (Grupo Placebo) não mostraram qualquer melhora significativa.

Uma vez mais, a tecnologia ALPHALEARNING fez uma diferença real, simplesmente porque proporcionou aos seus usuários um equilíbrio cerebral, totalmente livre de qualquer dificuldade de aprendizado depois de duas semanas de curso.

Análise Estatística dos EEGs
Os gráficos exibidos no Apêndice A (neste link) claramente mostram o desequilíbrio entre os hemisférios cerebrais em todos os participantes de ambos os grupos (20 pessoas), assim como o efeito após a conclusão do programa - uma mudança permanente para melhor - nos cérebros dos participantes do grupo ALPHALEARNING.

É muito importante enfatizar o quanto definidas são as mudanças nas ondas cerebrais em cada EEG dos usuários da tecnologia ALPHALEARNING - todos eles tiveram o seus cérebros sob controle conforme as tarefas mentais variavam durante a avaliação final do EEG.

O grupo PLACEBO, no entanto, não demonstrou qualquer mudança significativa que merecesse um comentário sobre melhora.

Neste grupo, o cérebro dos participantes continuou desequilibrado depois da conclusão do programa, o que confirma que os disléxicos - independentemente de qual foi o problema inicial: falta de oxigênio, cordão umbilical enrolado no pescoço ou qualquer outro evento durante ou logo após o nascimento - têm um denominador comum: desequilíbrio entre os hemisférios esquerdo-direito do cérebro e que isso pode ser reparado permanentemente com a TECNOLOGIA ALPHALEARNING.


Análise de Perfil
Claramente uma questão óbvia é o quanto da melhora psicológica advinda da utilização do SISTEMA ALPHALEARNING altera a personalidade de uma pessoa como um todo. Avanços recentes na tecnologia dos computadores tornaram possível a análise de modelos matemáticos dos resultados do teste 16PF. Ou seja, o perfil de um indivíduo ou grupo pode ser interpretado em sua totalidade e não apenas como uma coleção de pontuações individuais. Os resultados são mostrados abaixo:

Tabela 4
Mudanças Gerais de Perfil

 
 

Direção da Mudança

Positiva

Negativa

Total

Perfil Alphalearning

10

0

10

Perfil Placebo

4

3

7

Total

14

3

17

 
 

Os dados na Tabela 4 sugerem que os usuários do programa ALPHALEARNING, na média, experimentaram mais mudanças positivas nas suas personalidades que seus colegas do grupo PLACEBO. E, de fato, este foi o caso. Aplicando testes de significância estatística a esta distribuição, nós encontramos que as diferenças entre os dois grupos são significantes após o nível de .05 de confiança. As dimensões reais exibidas na Tabela 4 são as seguintes:


Tabela 5
Direção da Mudança

 
 

Alphalearning

Placebo

Positiva

Negativa

Positiva

Negativa

Inteligência

Ousadia

Sensibilidade

Estab. Emocional

Imaginação

Insegurança

Imaginação

Experimentalismo

Tensão

Seriedade

Auto-disciplina

Sensibilidade

Imaginação

Atenção

Auto-Suficiência

Auto-disciplina

Tensão

Menor Conformismo

 
 

Assim, em termos gerais, os usuários do ALPHALEARNING, mostraram que se tornaram mais inteligentes, emocionalmente estáveis, envolvidos, sensíveis, imaginativos, atentos, auto-suficientes, disciplinados e relaxados. Usuários do PLACEBO, por outro lado, enquanto se tornaram mais ousados, imaginativos, experimentalistas e auto-disciplinados também se tornaram menos sensíveis, seguros e relaxados. E finalmente, estas diferenças, em base geral, são estatisticamente significantes a favor do grupo e tecnologia ALPHALEARNING.


Relatório Diário do Programa
Foi pedido aos participantes a preencherem um "Relatório Diário" para oferecer um registro das suas reações conscientes ao programa. Os resultados de seus relatórios estão expostos na Tabela 6. Estes dados mostram uma impressionante diferença entre os grupos PLACEBO e ALPHALEARNING pois o primeiro se mostrou "agitado" e "cansado" enquanto o último teve uma experiência "serena" e "espiritual".


Tabela 6
Comentários do Relatório Diário

 
 
 

Porcentagem Total

Alphalearning

Placebo

(Respostas)

(N=20)

(N=10)

(N=10)

Relaxante / Serena / Calmante

25%

30%

20%

Esperiências visuais / corporais incomuns

15%

20%

10%

Agitação / Cansaço / Distração

10%

10%

10%

Experiência Espiritual

10%

20%

--

Mais Centrado / Menor Stress

15%

20%

10%

Em paz / Feliz / Alegre

5%

10%

--

Atenção / Alerta / Menor Cansaço

10%

10%

10%

Aquietamento da mente

5%

10%

--

Sonolência

20%

10%

30%

Obteve realizações pessoais

5%

10%

--

 
 

DISCUSSÕES E CONCLUSÕES
As descobertas deste estudo são suficientemente claras para sugerir muitas conclusões importantes sobre o SISTEMA ALPHALEARNING. Estas são discutidas a seguir, primeiro em termos gerais e então em termos das suas aplicações / implicações comerciais.

As conclusões gerais começam com, ALPHALEARNING REALMENTE "funciona". Ou seja, faz o que o seu nome diz que faz: o uso diário parece ter um profundo efeito nas funções mentais de seus usuários, aumentando:

INTELIGÊNCIA

ESTABILIDADE EMOCIONAL

ATENÇÃO

CLAREZA MENTAL

Ao contrário, um grupo comparável de pessoas expostas pelo mesmo período de tempo ao programa PLACEBO, idêntico em todos os aspectos exceto a ausência da tecnologia ALPHALEARNING para o estímulo preciso de frequência e comprimento de onda - mostrou essencialmente, nenhuma mudança.

Estas melhoras psicológicas advindas da utilização do sistema ALPHALEARNING, se traduzem em melhor julgamento, maior criatividade, uma visão mais ampla e, em geral, um ponto de vista sobre a vida mais relaxado - como indicado na análise do modelo matemático dos dados do estudo. Uma vez mais, o grupo PLACEBO não mostrou ta modificação em suas personalidades. Ao contrário, eles acharam o seu programa "agitado" e "perturbador" causando que as suas mentes se distraíssem e os tornassem sem descanso.


Implicações / Aplicações Comerciais
Em conclusão, a TECNOLOGIA E SISTEMA DE TREINAMENTO CEREBRAL ALPHALEARNING definitivamente altera a personalidade de seus usuários essencialmente nos caminhos positivos da qualidade de vida. Assim, conquanto não seja uma "terapia", é terapêutico. O seu impacto na ESTABILIDADE EMOCIONAL e CLAREZA MENTAL, conforme verificado neste estudo, é um fator essencial no fortalecimento do ego de homens e mulheres normais que testemunham este fato.

Estas descobertas correspondem à tendência crescente para soluções em curto-prazo ou auto-terapias. O modelo tradicional de longas consultas, uma a uma, estão cedendo lugar a tecnologias inovadoras - incluindo até mesmo a ajuda de computadores - e podem bem se posicionar ao decorrer desta tendência em algum momento no futuro.


Para o público em geral, ALPHALEARNING pode ser entendido como ...

UMA EDUCAÇÃO REAL E UMA FERRAMENTA PODEROSA PARA MUDANÇAS PSICOLÓGICAS E FÍSICAS.

Esta postura ou similar divulga a capacidade do sistema ALPHALEARNING em melhorar a pessoa como um todo, como sugerido neste estudo, evitando qualquer postura como um substituto ao tratamento profissional
 
APÊNDICE A: Apêndice dos EEGs sobre o estudo duplo-cego de dislexia em 20 pessoas


Neurofeedback e dislexia - um exemplo real de um curso no Brasil
Um estudo de caso
A história de sucesso e depoimento de Julia Lowes, ex-disléxica

 
 
 
 
 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal