Eliminação do Stress através da Meditação, Neurofeedback e treinamento cerebral - Alphalearning Brasil - Neurofeedback, Treinamento Cerebral e aprendizado

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Atuação > Meditação
Alphalearning International - English version

Eliminação do stress e Meditação
pelo Neurofeedback e Treinamento Cerebral

 
 

Dr. Cade - As primeiras leituras do efeito da meditação no cérebro humano
As pesquisas realizadas em Londres pelo psicobiologista Maxwell Cade, membro da Royal Society of Medicine, deram base científica à meditação e tornaram possível o desenvolvimento do neurofeedback. Na década de 1970 Dr. Cade criou o seu próprio equipamento de EEG-Neurofeedback (batizado de MindMirror) e realizou uma ampla pesquisa com swamis, yogues e monges budistas, descobrindo o que acontecia na fisiologia do cérebro no momento da meditação. Dr. Cade indicou o caminho para aperfeiçoar o processo e explicou cientificamente o que até então era entendido apenas numa interpretação espiritual. O seu livro narrando estas pesquisas, "The Awakened Mind", de 1979, impressiona até hoje.

 

Dr. Lazar - Mais efeitos benéficos da meditação medidos através de ressonância magnética
Com o avanço da tecnologia de imagem cerebral, novos estudos foram feitos comprovando que os efeitos da meditação vão muito além do que pôde ser percebido inicialmente. O aumento da substância cinzenta
no córtex frontal em áreas relacionadas à memória e tomada de decisões é especialmente importante pois é amplamente documentado o fato de que o córtex diminui de tamanho com o envelhecimento do indivíduo - tornando difícil a percepção e a memória. Verificou-se que pessoas que meditavam e estavam na faixa etária dos 50 anos tinham a mesma porção de substância cinzenta no córtex pré-frontal que jovens de 25 anos.


Áreas do cérebro afetadas pelo envelhecimento (em vermelho) estão presentes em menor quantidade e são menos espalhadas em pessoas que meditam (linha inferior) que em pessoas que não meditam. Cortesia: Dr. Eileen Luders / UCLA


Através da comparação dos cérebros de pessoas que meditam com um grupo de controle que não praticava meditação, verificou-se diferença em cinco áreas do cérebro*. Em quatro delas houve aumento de volume:


1. No giro do cíngulo posterior, onde foi encontrado o maior aumento, que é envolvido no divagar mental e auto percepção
2. No hipocampo esquerdo, que auxilia no aprendizado, conhecimento, memória e controle emocional
3. Na junção temporo-parietal* que está associada com a introspecção, empatia e compaixão
4. Na Ponte de Valório, onde uma grande quantidade de neurotransmissores é produzida

Quanto à amígdala, parte do cérebro associada ao medo, ansiedade e stress em geral, ela reduziu de tamanho com a prática da meditação.*  Esta diminuição teve correlação direta com a redução dos níveis de stress.

Como o stress está, literalmente, destruindo o seu cérebro
Desde 1991 sabe-se dos efeitos danosos do stress no cérebro, causados sobretudo pelo cortisol e pela adrenalina. Estes hormônios associados ao stress afetam não apenas as funções cerebrais, mas também mudam a estrutura física do cérebro.

O cortisol, por exemplo, pode matar, diminuir e fazer cessar a geração de novos neurônios numa porção do cérebro chamada hipocampo*. O hipocampo é crítico para o aprendizado, memória e controle emocional sendo também o responsável por desligar o stress quando uma situação estressante termina. Todos estes processos são amplamente necessários tanto na nossa vida profissional quanto pessoal.


Um stress crônico também pode diminuir o córtex medial pré-frontal*. Isto afeta negativamente a tomada de decisões, a memória operacional e o controle do comportamento impulsivo. O stress também tem a habilidade de afetar as células-tronco neurais, inibindo o acesso ao córtex pré-frontal, onde planejamos o comportamento cognitivo complexo e moderamos a interação social. O resultado do stress é um cérebro que é menos capaz de aprender e memorizar, e que é mais propenso à ansiedade e depressão.

Estas alterações cerebrais têm consequências significantes na forma como interagimos com outros, na nossa habilidade de aprender, lembrar, tomar decisões e realizar metas de longo prazo. Elas também dificultam que resolvamos com sucesso situações estressantes no futuro, levando a um ciclo vicioso.

 
 

Neurofeedback e Treinamento Cerebral - Eliminação do stress através de uma meditação guiada por EEG
Dr. Cade, após mais de 4.500 eletroencefalogramas realizados, pôde identificar o estado Alpha como o âmago da meditação. Quando são medidas as ondas cerebrais de uma pessoa que está neste estado meditativo, mas mentalmente focada, o monitor mostra uma lenta onda Alpha em torno de 7Hz.


No seu livro The Awakened Mind, Dr. Cade concluiu que "Para alcançar a frequência Alpha de 9 Hz são necessários 2 a 5 anos de experiência e prática de meditação. Com 10 a 20 anos de prática, pode-se encontrar a frequência Alpha em torno de 7 Hz". Esta conclusão é corroborada com as pesquisas de Michael Hutchison que conclui que "Apenas os monges Zen que têm meditado por mais de 20 anos são capazes de alcançar os estados Alpha (7Hz) e Theta (3Hz) por vontade própria".


Como a estação Brainwave pode ensinar em 5 dias o que antes tomava de 10 a 20 anos de prática

 
 

A estação Brainwave é composta de um módulo de EEG-Neurofeedback (equipamento de eletroencefalograma que, ligado a um computador, registra as frequências cerebrais em tempo real auxiliando o treinamento) e um módulo de estímulo óptico-acústico (que ligado a outro computador, apresenta ao cérebro diversas frequências cerebrais). Este equipamento é entregue ao cliente para que ele continue a se aperfeiçoar após o curso. Nesta imagem de um EEG realizado em curso vemos as ondas Alpha (azul claro) em evidência.

 
 

O processo segue as seguintes etapas:

  • 1. Inicialmente é feito um registro do EEG enquanto o cliente realiza 6 funções intelectuais distintas, o que oferece 24 diferentes aspectos de leitura deste EEG.

  • 2. Após esta leitura se escolhe (ou se desenha) um programa de estímulo óptico-acústico que iniciará o treinamento propriamente dito. O registro de EEG é contínuo nesta etapa. Neste momento o cliente aprende a alcançar o estado Alpha e Theta imediatamente e o computador confirma que ele esteja dentro dos parâmetros corretos destas frequências.

  • 3. Avalia-se o resultado medido pelo EEG e retornamos para o passo 2 acima.


Em 5 dias 100% dos nossos clientes estão aptos a
:

  • Entrar no estado Alpha e Theta imediatamente por comando próprio

  • Manter este estado pelo tempo que desejarem

  • Eliminar completamente o stress nos ambientes profissional e pessoal

  • Operar com facilidade a estação Brainwave e os softwares que a controlam



E de acordo com o caso de cada cliente (os cursos são personalizados), uma série de outras demandas pode ser alcançada, como solução da dislexia e TDAH, aumento da performance acadêmica ou artística, solução de desordens resultantes de problemas no nascimento, solução da fibromialgia e diminuição dos sintomas relacionados ao espectro autista.

Após o curso o cliente conta com o acompanhamento do Alphalearning International pelo tempo que for necessário para que domine a leitura de seus EEGs e opere com segurança os softwares de neurofeedback e estímulo óptico-acústico.


Entre em contato conosco e agende a sua entrevista para esclarecer as suas dúvidas e agendar o seu curso.

 
 
 
 
 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal